As tripulações necessitam constantemente de dados meteorológicos relativos aos aeródromos de saída, de chegada, de alternativa, bem como da rota pretendida para realizarem um planejamento adequado de seus voos.
No modo convencional, o serviço VOLMET do SISCEAB fornece informações meteorológicas por meio da transmissão de mensagens de voz, em frequências da faixa de VHF, o que exige atenção especial da tripulação para o entendimento do texto e sua transcrição.
Essas mensagens em voz, transmitidas em VHF, são susceptíveis a erros de interpretação e podem apresentar dificuldades de recepção devido a interferências no sinal provocadas por diversas fontes. Nesse sentido, o D-VOLMET amplia a confiabilidade do VOLMET, pois a utilização de mensagens por meio de dados, na forma escrita, facilita a recepção e a interpretação do texto, bem como reduz a carga de trabalho de pilotos e controladores de tráfego aéreo.
Com o Sistema D-VOLMET, os dados meteorológicos são transmitidos por intermédio da rede data link assim que requisitados no equipamento ACARS MU pelatripulação de bordo. A informação meteorológica será exibida no display e poderá ser impressa em qualquer momento. Isso representa um incremento significativo na eficiência e segurança das atividades de voo, pois minimiza a carga de trabalho dos pilotos, além de eliminar a possibilidade de erros de compreensão da mensagem.
O equipamento ACARS MU permite que o piloto selecione a opção correspondente ao D-VOLMET e digite o código de localidade referente ao aeródromo ou FIR de interesse para o voo.
Ao inserir um indicativo de localidade de FIR, o serviço de informação D-VOLMET fornece a(s) mensagem(ns) SIGMET em vigor na respectiva FIR e, quando nenhuma mensagem SIGMET estiver em vigor, é apresentada na tela a mensagem NIL SIGMET.
Ao inserir um indicativo de localidade de aeródromo, o serviço de informação D-VOLMET fornece as respectivas mensagens METAR/SPECI e TAF. O D-VOLMET será fornecido pelo DECEA por meio da rede VHF DATACOM, para as informações referentes aos aeródromos e FIR nacionais, e não acarretará tarifa adicional para os usuários.
A disponibilização deste serviço será informada por NOTAM e constará no campo RMK das publicações aeronáuticas.
Durante a fase de teste, a mensagem por meio de data link apresenta um texto com os dizeres TEST MESSAGE - NOT FOR OPERATIONAL USE, para alertar que o sistema está em fase de homologação.